sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Papo furado: a SAGA.

Quinta-feira. 08/09. 07:30 da manhã.
Estava eu, em um ônibus lotado: via-centro. Pra tirar a bendita identidade.
Cheguei lá (finalmente), e não gosto nem de lembrar o que eu senti ao entrar. Uma verdadeira multidão. Tinha nego sentado, nego em pé, na fila, tirando foto, dormindo, se abanando, conversando, esfregando os dedos na máquina de tirar as digitais. É o tipo de lugar que você entra e quer sair. A única coisa que consegui pensar foi: AI, MINHA ALMA. Então, tentei convencer a madame que a porta da rua é a serventia da casa. Em vão.
O jeito foi se conformar, e esperar vagar um lugar nas paredes pra se encostar. Mais me diga o que seria da vida sem paciência? Enfiei o fone no ouvido, pezinho batendo, calor dos infernos. Meus pensamentos iam e vinham de cama para sorvete, sorvete para cama. Sério. Não sei quanto tempo passou. Escutei música, bebi água, conversei, tirei a camisa xadrez, coloquei de novo, destruí meu esmalte, e escutei mais música. Quando tava quase PAGANDO pra sentar, minha mãe desistiu de esperar: “Vamos voltar pra casa e mais tarde a gente vai no shopping Farol, por que deve ser mais tranqüilo por lá”. 
Quem sou eu pra discordar? Pelo menos lá tem ar-condicionado.
Bora, de volta ao lar.

Quando cheguei quis tirar o CPF, por que já que tá na chuva é pra se molhar, vamos fazer logo tudo. Fui aos correios. E não aconteceu exatamente do jeito que eu esperava. Fiquei MEIA-HORA esperando a mulher decidir se o sistema estava ou não fora do ar. Aí acho que ela cansou, e resolveu me informar, com a cara mais lisa do mundo todo. E eu olhei pra ela DAQUELE JEITO: “minha amiga! Eu tenho cara de palhaça? Que demora foi essa? Eu juro que iria compreender se você tivesse falado antes, mais agora eu só saio daqui com esse CPF!!!! Porque isso é um absurdo! Ah, e não me olhe. Eu exijo justiça pelas minhas pernas. Ok?” Tá, mais isso só aconteceu na minha mente. O que eu disse de verdade foi: Ah, e quanto tempo demora pra voltar? “Não sei... às vezes a tarde toda, sabe?” NÃO, NÃO SEI. Saí pisando. Voltei em casa, fui no shopping.
Quando cheguei eram mais ou menos duas horas, mais fui tomar um caldinho de camarão, que só pra constar, não continha camarão.
Após, entrei, subi. Exatamente 14:10. Bateu aquela felicidade quando eu vi que não tinha ninguém no centro de identificação. Entrei com um sorriso de orelha a orelha, como manda o figurino. E sem mais delongas, ela falou que o atendimento era apenas até as 14:00. Mais que lá no centro eram até as 18:00, e que pela tarde era bem calmo. MEU DEUS, eu amaldiçoou aquele caldo até agora. Eu saí e nem pedi brigado, ainda bem que raiva não mata. Decidi que eu merecia um descanso e fui assistir planeta dos macacos. Filminho meia-boca, acabou mais de 16:00.
Corri pro ponto, chuviscou, peguei o ônibus, derrubei a carteira na hora de passar pela roleta. Perdi dinheiro. Cheguei no centro. 17:15. Só faltei correr, atropelei um monte de gente, e para minha surpresa NÃO TINHA NINGUÉM. Como assim? Cadê aquela negada toda? Bom, menos mal. Peguei a ficha 205, e digo com toda certeza do mundo que as outras 200 foram entregues pela manhã. Aí esperei o comprovante e fui atrás de uma lotérica pra pagar a taxa. Rodei e rodei, até que um lugar me chamou atenção pela quantidade de gente na porta. Nem preciso dizer que lugar era. Fui pra fila. 17:48 foi a hora que consegui pagar, e saí SEM o troco completo, pra variar. 
Corri de volta. Cheguei em cima da hora, fiz essa desgraça, e nem comento a foto.
Peguei um ônibus ultra-lotado, mas pelo menos sentei. Acho que estavam dando dinheiro na pista.

Mas enfim, cheguei em casa. Cansada, sem paciência. Ainda fui na farmácia comprar acetona. E lá, NADA tinha preço. Sério, a permanente vai falir (é, é praga). Só de raiva peguei TODOS os tipos que encontrei e fiz ele conferir os preços de uma por uma, e ainda levei a mais barata. Coitado do cara, nem teve culpa.
Mas, o fato é que tá difícil virar gente hoje em dia. Então se um dia eu perder a identidade e precisar de 2° via, eu vou me suicidar, sério.